Select your Idiom...

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

14 março 2012

14 de março, Dia Nacional da Poesia.


Aos poetas... aos fortes de coração... aos que amam... aos sentimentais, aos que sabem da importância da prosa e verso, enfim.

A melhor e mais simples forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos, a poesia tem hoje a sua data homenageada.
Na antiguidade, as poesias expressadas em forma de cantatas, acompanhadas por lira,  ou outros instrumentos musicais. E pasmem, era tida como marginal.
Mas, pela sua origem grega, a poesia pertence ao gênero lírico.
A data, de hoje, remete 
ao nascimento do grande poeta brasileiro Castro Alves, poeta romântico, que morreu de tuberculose na capital baiana, Salvador, em 06 de julho de 1871, com apenas 24 anos.
Castro Alves criador de obras clássicas como "Navio negreiro" e "Espumas flutuantes", apesar da pouca idade, nos deixou um vasto legado.
Mas, o Brasil também produziu outros grandes poetas.
Confira a minha lista dos principais:
Luiz de Miranda,  gaúcho de Uruguaiana, é, hoje, o poeta brasileiro com a mais extensa obra literária.  Trabalhou e escreveu em diversos órgãos de impressa, e de publicidade, de Porto AlegreRio de JaneiroSão Paulo e Belo Horizonte.
Mário Quintana: Este é um poeta imortal, renegado pelos imortais, já que por três vezes não conseguiu se eleger para uma das cadeiras da ABL. Uma injustiça, sem tamanho, já que até hoje os versos de Mário são recitados por aí.

Mário de Andrade: Poeta, romancista, musicólogo, historiador e crítico de arte e fotógrafo brasileiro. Um dos fundadores do modernismo brasileiro, ele praticamente criou a poesia moderna brasileira com a publicação de seu livro Paulicéia Desvairada em 1922. 

Cecília Meireles: Poetisa, pintora, professora e jornalista brasileira. É considerada umas das vozes líricas mais importantes das literaturas de língua portuguesa; 

Olavo Bilac: Foi um jornalista e poeta brasileiro, membro fundador da Academia Brasileira de Letras. Criou a cadeira 15, cujo patrono é Gonçalves Dias. Conhecido por sua atenção a literatura infantil e, principalmente, pela participação cívica, era republicano e nacionalista; também era defensor do serviço militar obrigatório. 

Ferreira Gullar: É um poeta, crítico de arte, biógrafo, tradutor, memorialista e ensaísta brasileiro e um dos fundadores do neoconcretismo; 

Cora Coralina: Foi uma poetisa e contista brasileira. Cora Coralina, uma das principais escritoras brasileiras, publicou seu primeiro livro aos 76 anos de idade. Mulher simples, doceira de profissão, tendo vivido longe dos grandes centros urbanos, alheia a modismos literários, produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, em particular dos becos e ruas históricas de Goiás. 

Carlos Drummond de Andrade: Nasceu em Minas Gerais, em uma cidade cuja memória viria a permear parte de sua obra, Itabira. Posteriormente, foi estudar em Belo Horizonte e Nova Friburgo com os Jesuítas no Colégio Anchieta. Formado em farmácia, com Emílio Moura e outros companheiros, fundou "A Revista", para divulgar o modernismo no Brasil. No mesmo ano em que publica a primeira obra poética, "Alguma poesia" (1930), o seu poema Sentimental é declamado na conferência "Poesia Moderníssima do Brasil", feita no curso de férias da Faculdade de Letras de Coimbra, pelo professor da Cadeira de Estudos Brasileiros, Dr. Manoel de Souza Pinto, no contexto da política de difusão da literatura brasileira nas Universidades Portuguesas. 

Augusto dos Anjos: Foi um poeta brasileiro, identificado muitas vezes como simbolista ou parnasiano. Todavia, muitos críticos, como o poeta Ferreira Gullar, preferem identificá-lo como pré-modernista, pois encontramos características nitidamente expressionistas em seus poemas. 

Apenas dez, mas, certamente, todos terão algum nome para incluir na lista.

Seja pela ascendência portuguesa, seja pela nossa veia romântica, todos nós, em algum momento, somos um tanto poéticos.

A seguir, Jairo Klein, um dos maiores atores gaúchos, interpreta Fernando Pessoa, outro expoente da poesia mundial que, apesar de lusitano de origem, costuma ser confundido com os poetas brasileiros.

Então, curtam, comentem e não esqueçam de enviar algo a pessoa amada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário