Select your Idiom...

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

13 junho 2018

Mutuca, um dos mais emblemáticos roqueiros do sul, faleceu hoje pela manhã.

Entramos numa fria... assim conheci o sr Carlos Eduardo Weyrauch, o Mutuca, através de Eze Guarnieri, um dos seus fiéis seguidores, quando me levaram para a Ipanema FM para, entre outras funções, fotografar o aniversário da rádio, em 2009. Pelo profissionalismo e confiança de Mutuca, entrei em estúdios, subi em palcos, criei, divulguei e conheci (de perto) o nosso rock. Através dele, tive o prazer de conhecer artistas que jamais teria tido o prazer. Supekovia, Sérgio Stosch, Lúcio Vargas, Duda Guedes, Christian Iwers, Marcelo Abreu, Eco Álvares, Lata Velha, Luís Tavares, Inácio do Canto, Ferrão, Buz, Fest James Pieta, Lúcio Vargas, Blattner, Eco, Edu Bittencourt, Lessa, David Segal, pessoal do Acústicos & Valvulados, Bidê ou Balde, Nenhum de Nós, Papas da Língua, TNT, Cascavelletes, Rosa Tattooada, Engenheiros, Piratas do Porto, Magra do Bonfa, Jottagá, Bixo da SedaTaranatiriçaBandaliera, Guerrilheiro Anti-nuclear, Expresso do Oriente, Replicantes, Astaroth, Garotos da Rua, De Falla, Walverdes, Maria do Relento, Superguidis, Tequila, Pata de Elefante, Cachorro Grande, Liverpool, Graforréia, Reação em Cadeia, Pública, Stereo Box, Vincent, Bad Fish, Vera Loca, Bandaliera, pessoal das rádios e jornais em que trabalhou pois, estávamos sempre em contato, muitos músicos, figuras da música, etc, etc, etc... só os conheci por conta da proximidade do mestre e amigo Mutz.
Mutz à frente da Kommand Band, em 2009.
Dono de um humor peculiar, carinhoso e amigo de todas as horas, Mutz foi um dos precursores do rock gaúcho com mais de 50 anos de carreira como músico, compositor, arranjador, divulgador, apresentador de programas e, na ótica dos muitos músicos com quem trabalhou... um mestre professor. Pois ele nos deixou, nesta madrugada, devido a um infarto. Tinha 71 anos, e uma vitalidade impressionante que sempre mostrou nos palcos ou fora deles. 
Começou a sua trajetória em 1967, na serra gaúcha, à frente do seu Alphagroup, participando de festivais e shows junto de Bixo da Seda e outros. Mas, o gosto pela boa música ele trazia desde de criança, quando conheceu os vinis de Bill Haley & His Comets,  Elvis Presley e outros. Nos anos setenta criou bandas com Cláudio Vera Cruz, Flávio Chaminé, Giba-Giba, Cláudio Levitan, Bebeco Garcia, Léo Ferlauto, Fernando Pezão e outros grandes músicos. Em 1991 fundou a antológica “Mutuca e os Animais” - a mesma conquistou indicação ao Prêmio Açorianos de 1999 com o CD Hot Club (Barulhinho), contando com Paulinho Supekovia (guitarra solo), Sérgio Stoch (teclados), Lúcio Vargas e Duda Guedes (bateria). Logo depois, Mutuca passa a criar e experimentar novas formações em locais como o Believe Studio (Porto Alegre), Cult Café (Rolante- RS) e outros, ajudou a fomentar alguns dos mais importantes festivais, como Morrostock, Rock na Praça, etc, abriu o show para Jerry Lee Lewis, no Pepsi On Stage, em 2009. Apresentou durante alguns anos o Hot Club do Mutuca, na extinta Ipanema FM e, atualmente, mantinha o mesmo no canal Dinâmico FM, tinha uma coluna no jornal NH, de Novo Hamburgo e o seu blog Hot Club, dedicado a história do rock. 

E depois de tudo isso, o que mais posso dizer? Saudade, surpresa, tristeza...

R.I.P. MUTUCA !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário