Select your Idiom...

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

10 abril 2010

4º FestFotoPoa - Festival de Fotografia de Porto Alegre

A terceira margem do tempo fotográfico. O território da fotografia.
Partindo do conceito do “instante decisivo”, de Henri Cartier-Bresson, a primeira margem e, “alongando o tempo fotográfico”, da experiência construtivista, a segunda margem, o 4º FestFotoPoA propõe uma reflexão sobre o tempo na fotografia e seu território no campo da arte, consolidado pelo impacto das novas tecnologias e a abertura de uma terceira margem, que se estrutura mais pelo movimento do que pela geometria. Para auxiliar nessa reflexão, o 4º FestFotoPoA convoca colaboradores como Marcos Bonisson, Rubens Fernandes Junior, Thomas Farkas, Eder Chiodetto, Zeca Linhares, Jacqueline Joner, Cia de Foto, Claudia Linhares, Rosângela Rennó e convidados que debaterão com o público “o tempo e o espaço no território da fotografia e na arte contemporânea”.
Três salas de projeções – Sala Henri Cartier-Bresson, Sala Thomaz Farkas e Sala Hélio Oiticica formam a linha do tempo e o campo de reflexões.
A “Memória como direito de cidadania” e as questões envolvidas no patrimônio sócio-cultural existente nas coleções e acervos de fotografias, serão a matéria do IV Seminário “Coleções públicas e privadas: um olhar autoral no tempo”, que se pretende reflexivo e propositivo para viabilizar linhas de conservação e consolidação de Pontos de Memória Fotográfica em todo o país.
O papel da fotografia como instrumento de inclusão sócio-cultural será aprofundado no seminário que vai trazer a Porto Alegre, as experiências de projetos sociais de Recife, Belém, São Paulo e Rio de Janeiro que vão por sua vez, dialogar com as ações educativas do festival que serão realizadas nos Pontos de Cultura da cidade. Na programação internacional, a Sala Diálogos Internacionais recebe projeções de fotógrafos do Mercosul e o Projeto 15 MINUTES EXIBITION, com obras de brasileiros, latino-americanos e europeus. Como convidado especial, o fotógrafo francês Samuel Bollendorff, um dos nomes da nova geração de documentaristas europeus, traz seu trabalho “Marcha Forçada”, sobre o atual estágio capitalista da China e participa do “Encontros com o autor”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário