Select your Idiom...

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

18 outubro 2016

Chuck Berry aos 90 anos anuncia novo cd, todo dedicado à mulher com quem vive há 68 anos.
Ícone e um dos pioneiros do rock, Chuck Berry, anunciou o lançamento de seu primeiro álbum desde 1979, no dia em que comemora seus 90 anos - O disco "Chuck" sairá em 2017, pela Dualtone Records, com músicas novas escritas, gravadas e produzidas pelo músico.
Chuck, novo trabalho de Chuck Berry
Em um comunicado citado pela revista "Rolling Stone", Berry explica que o novo trabalho é dedicado à sua mulher Themetta Berry, com quem é casado há 68 anos. "Minha querida, eu estou ficando velho. Eu trabalhei neste álbum durante muito tempo. Agora eu posso pendurar meus sapatos", diz o texto.
De acordo com a publicação, o artista gravou o álbum com sua banda de apoio, que inclui seus filhos Charles Berry Jr. (guitarra) e Ingrid Berry (gaita), além do baixista Jimmy Marsala, que tocou com Berry durante 40 anos, o pianista Robert Lohr e o baterista Keith Robinson. Seu último disco foi "Rock it".
Charles Edward Anderson Berry nasceu a 18 de outubro de 1926 em St. Louise, Missouri. Cedo se iniciou na música, participando de corais evangélicos, influenciado pelo pai pastor protestante. Curiosamente apenas em 1940 Berry teve seu primeiro contato com uma guitarra, pouco antes de passar uma temporada em um reformatório juvenil por furto. Após sair do reformatório Berry havia se desinteressado da música, trabalhou alguns anos em uma fábrica de automóveis e por pouco não se tornou cabeleireiro profissional. Apenas em 1946 voltou a tocar.
Em 1952 tocava profissionalmente em uma banda de estilo blues-country. A medida que o guitarrista se destacava como atração principal dos palcos onde tocava o nome do grupo foi mudado para Chuck Berry Combo. Participavam da banda Johnnie Johnson (homenageado em "Johnny B. Goode") e Eddie Hardy (baterista).
O destino sorriu para Berry na figura de Muddy Waters, antigo ídolo e sua principal influência. Waters recomendou a Berry que procurasse a Chess Records para gravar um single. Com o apadrinhamento de Muddy, poucas semanas depois Chuck Berry Gravou (com Willie Dixon no piano) duas músicas. Ida May (pouco mais tarde regravada como Maybellene) e Wee Wee Hours.
O single chegou ao número 5 nos Estados Unidos. Era o começo do sucesso. Menos de um ano após, Berry já vendia mais que todo o staff da gravadora Chess. Os maiores sucessos de Berry vem deste início de carreira, músicas como Johnny B. Goode, School Day's (fartamente coverizada até hoje), Roll Over Beethoven, entre outras. Berry era um dos poucos astros do rock de então que podia se vangloriar de tocar a maioria das músicas de sua autoria.
Boa parte do sucesso se deveu à incrível presença de palco. Mais do que cantar Berry tocava guitarra como um demônio, gesticulando, correndo e fazendo o seu clássico "duck-walk". Era mais do que um cantor, músico ou poeta. Chuck Berry foi o primeiro artista de rock completo.
No início da década, com sua vendagem em declínio, embora mantendo a mesma energia e qualidade, Chuck Berry foi levado a juri, condenado e preso por sedução de menores. Condenado a 3 anos de cadeia, parecia ser um triste fim para sua carreira, o que não ocorreu. Bandas claramente inspiradas por Berry, como Beatles e Rolling Stones despontavam, gravando covers do ídolo e mantendo a chama acesa.
No início da década de 70, após um longo período longe dos palcos e imprensa Berry fez sua volta triunfal, com shows por toda a América e Europa, voltando às paradas com o single My Ding a'Ling, embora obviamente nunca tenha alcançado novamente o sucesso da década de 50.
Em 1990 Berry foi novamente preso sobre acusação de ter instalado uma micro-câmera no banheiro feminino de seu restaurante. Em uma batida realizada em sua casa foram achados, além dos vídeos, drogas e armas.
Embora muitos artistas tenham gravado rock n' roll antes dele, Chuck Berry é considerado o pai do mesmo por ter acrescentado à música a sua atitude. Mais do que tocar rock Chuck Berry criou um estilo com suas letras e presença de palco que viriam a ser influência de todos dali para frente. Sua letras são simples e falam do cotidiano de seus ouvintes, garotas, carros e conflitos de geração; foi o primeiro compositor de rock a pregar o amor como diversão e sem maiores compromissos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário