Select your Idiom...

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

02 novembro 2017

Dia dos Mortos, um evento cultural.

Algumas culturas ao redor do mundo têm suas particularidades e tradições a respeito do dia dos mortos, a data para visitar as sepulturas dos entes queridos. Em muitas, estas tradições se transformam em festas com comidas e bebidas. E muitos podem pensar que é a data é apenas uma cultura mexicana mas não, ela é mundial. Unesco, inclusive, declarou a data como Património Imaterial da Humanidade.
Diferenças sociais não significam nada, diante da morte.
Mas, como começou isso?

No México, o dia dos mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os falecidos no dia 2 de novembro. Começa no dia 31 de outubro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. Além do México, também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde os mexicanos se estabeleceram e são anteriores à chegada dos espanhóis. Astecas, maias e outros povos já praticavam o culto.

Nos Eua e em países sul-americanos não é diferente, principalmente nos locais de forte concentração de mexicanos, como Arizona, Novo México, Texas, Califórnia e outros.

Europa - O Dia dos Mortos, copiando a festa mexicana, se espalhou também pela Europa. Em muitos países de ascendência católica (Espanha e Portugal, por exemplo) o Dia de Todos os Santos e o Dia dos Fiéis Defuntos são feriados para que se possa visitar os cemitérios com velas e flores mas, também, para presentear as crianças com doces e brinquedos assim, celebrando a vida.

Em alguns países, como Polônia, Croácia, Suécia e outros, a tradição é acender velas e visitar os túmulos dos parentes falecidos, velando-os novamente. Na região do Tirol (Austria e Alemanha) deixam as salas das casas mais quentes, ornamenta-as e deixam bolos sobre as mesas, tudo para o conforto dos mortos. Na Bretanha, as pessoas vão aos cemitérios ao anoitecer para ajoelharem-se perante as lápides de seus entes queridos e ungirem-nas com água benta ou fazerem libações de leite nela. Na hora de deitar, o jantar é deixado na mesa para as almas.

Ásia - Nas Filipinas e outros países também católicos, o feriado chamado Araw ng mga Patay (Dia dos Mortos), Todos los Santos ou Undas (os últimos dois devido aos fato de serem celebrados em 1 de novembro), tem uma atmosfera mais de reunião familiar. As tumbas são limpas ou repintadas, velas são acesas e flores são oferecidas. Famílias inteiras acampam em cemitérios, e às vezes passam uma noite ou duas junto às tumbas de seus parentes. Jogos de cartas, comidas, bebidas, cantos e danças são atividades comuns no cemitério. É um feriado de muita importância para os filipinos (depois do Natal e da Semana Santa), e dias de folga são normalmente adicionados ao feriado, mas apenas o dia 1º é considerado um feriado regular.

Além de todo o movimento cultural, festas e, claro, a reverência que a data merece, a Unesco distinguiu a festividade indígena como Obra Mestra do Patrimônio Oral e Intangível da Humanidade declarando "...uma das representações mais relevantes do patrimônio vivo do México e do mundo, e como uma das expressões culturais mais antigas e de maior força entre os grupos indígenas..." e "...embora a tradição não esteja formalmente ameaçada, sua dimensão estética e cultural deve ser preservada do crescente número de expressões não indígenas e de caráter comercial que tendem a afetar seu conteúdo imaterial". Excelente iniciativa... lembrando da importância da cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário