Select your Idiom...

Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

05 dezembro 2017

Os Discocuecas - rock e humor no rádio.

Travi, Julio, Roncaferro e Badarok - 1983.


Em 1977, teve inicio Os Discocuecas, um programa de rádio que informava, mostrava a cultura da capital com muito deboche e rock and roll. Afinal, os caras eram da área. 

Tudo começou com Julio Fürst que, no seu programa da rádio Continental, encarnava o Mestre Julio, parodiando peças de comerciais e fazia sátiras de músicas e personagens da época. O sucesso foi instantâneo que, ele resolveu convidar os amigos Beto Roncaferro (Jorge Gilberto Dorsch), Gilberto “Bagual” Travi e Toninho Badarok (João Antônio Araújo) para assim, ampliar o time e levar a ideia para os palcos. Estava criado Os Discocuecas.

Com um humor afiado, eles aproveitam o lançamento de Love to Love you Baby, de Donna Summer, filme Embalos de Sábado à Noite, de John Badham, a novela global Dancin' Days (entre outros) e passam a zoar com tudo e todos. Embalados pela moda, elas lançam, em 1978, É Só Dançar e A Nonna Viu, uma versão de In the Navy, do Village People, cantada sobre a base sonora original.

Logo em seguida, Julio Fürst passa a trabalhar a estruturação de uma rádio jovem que, mais tarde, vai dar origem à Atlântida FM, da RBS. Aproveitando a "carta branca" do diretor Ruy Carlos Ostermann, estreia às 13h de domingo o Discocuecas em Curto-circuito, abrindo as jornadas esportivas da emissora e, durante uma hora, dedica-se ao deboche sem poupar nem os patrocinadores. Cerâmica Cordeiro,por exemplo, ganhou o slogan  “O barro que não tem cheiro”.
Eles criam a radionada esportiva (jornada é coisa de jornal, segundo eles) e formam uma equipe de esportes com diversos personagens sempre parodiando, informando, acompanham as partidas e deixam a bola picando para o humor. E sempre com musica (rock é claro).

Além do futebol, eles também transmitiam competições esportivas, como jogos de amarelinha, palitinho ou cinco-marias e corridas de aro de bicicleta.

O programa (e suas apresentações) tiveram grande exito e sucesso porém, com a saída de Ostermann da direção da rádio, o Discocuecas em Curto-circuito é cancelado. O grupo passa a se dedicar, então, a shows, gravando também alguns discos. Em meados de 1983, o programa volta ao ar, por um período, na Universal FM, nos sábados, das 19 às 20h. Torna-se, assim, o primeiro humorístico transmitido em frequência modulada no Rio Grande do Sul. Nos anos seguintes, de modo esporádico, a comicidade dos Discocuecas aparece na forma de quadros em programas como Gaúcha Fim de Semana e Gaúcha Hoje, na Rádio Gaúcha AM. O grupo despede-se em 1997, com a gravação do CD Metamorfose.

Volta e meia, Beto Roncaferro, João Antônio "Toninho Badarok" e "mestre" Julio Fürst lançam alguma insanidade e retomam os show - o quarto elemento, Gilberto "Bagual" Travi, morreu em 2011. 


Quer escutar as musicas dos caras? Confere... https://www.discogs.com/artist/1807848-Discocuecas

Nenhum comentário:

Postar um comentário